quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ovomaltine com pera

Antes que alguém diga alguma coisa, sim eu sei que nenhuma pessoa é igual a outra e a TSKF foi desenhada pensando exatamente nisso. Procuramos tratar a todos de maneira diferente, mas isso não significa que não vamos trabalhar pra transformar moloides em homens de fibra forjados a fogo e ferro. Isso é nossa obrigação e nosso dever enquanto mestres de Kung Fu e aqueles que não forem se fortalecendo e acompanhando ficarão pelo caminho. A peneira do Kung Fu tem buracos muito largos.

As pessoas nos procuram por muitas razões e uma delas é pra se tornarem mais fortes e mais disciplinadas para enfrentar a vida, entretanto, na maioria das vezes, no primeiro aperto que damos, a pessoa choraminga faz biquinho e vai embora.

Não sei por qual razão, mas de trinta ou quarenta anos pra cá foi sendo criada uma geração de frouxos. Eu costumo dizer que a quantidade de frouxos subiu assustadoramente de alguns anos pra cá. Os pais fazem tudo que os filhos querem e eles se transformam em moloides. Eles acham que se não fizerem tudo que seus filhos querem eles crescerão revoltados. Na verdade o que a maioria da molecada está precisando mesmo hoje em dia é de uma boa surra de cinto daquelas que deixa vergão.

Precisamos de homens de verdade, homens que não se abalem por qualquer coisinha, homens que não entrem em depressão porque perderam o seu emprego, sua mulher ou sua namorada. Quando estou falando de homens estou falando de seres humanos homens e mulheres. Precisamos de homens de palavra, homens honestos, leais e de confiança.

Você sabia que quase 100% dos nossos alunos que reprovam no exame de faixa desistem da academia?. Pois é, da vontade de colocá-los no colo e dar umas boas palmadas. Alguns de vocês devem estar dizendo “ ei ei ei isso não é pra mim, eu sou forte eu não sou assim” , pois bem já tive faixas pretas primeiro tuan que desistiram porque reprovaram no exame. Sei sei, você é forte enquanto não acontecer com você, conheço bem o seu tipo.

Me da raiva de ver os pais criando moloides. Recentemente uma garotinha reprovou no exame de faixa e saiu chorando. O pai todo cheio de sabedoria veio correndo e a abraçou dizendo “vamos embora daqui, vamos treinar lá naquela outra academia que lá você vai mudar de faixa” . Senti pena daquela garotinha.

Estamos aqui pra forjar gente forte, gente de fibra, gente de palavra, gente com o espírito do guerreiro, que não se abala por nada e que morre de pé. As pessoas hoje em dia vivem falando no espírito marcial, espírito do guerreiro, e bla bla bla, sem nada saber a esse respeito, então, eu vou contar alguns casos ocorridos comigo ao longo desses trinta e poucos anos treinando Kung Fu.

Na época que eu treinava Kung Fu, eu treinava de segunda, quartas, sextas, e sábados a tarde na aula especial que ia das 14h00 até quando o mestre quisesse ou seja, não tinha hora pra terminar, as vezes terminava as 16h00 outras vezes as 18h00 e algumas vezes lá pelas 22h00 ou mais, num desses treinos eu perdi quatro quilos. Como eram os treinos eu conto algum dia pra vocês. Antes que eu me esqueça, nessa mesma época eu treinava ginástica aeróbica as terças e quintas e aos domingos eu sempre ia correr dez quilômetros na USP com um amigo meu.

Durante aquela época e com aqueles treinos duríssimos, desloquei o ombro direito três vezes. Você pensa que eu parei de treinar. Não não não, eu pedi que minha esposa fizesse uma tipóia de elástico pra que eu pudesse prender o ombro e ele não deslocasse, e ia treinar normalmente. E não fique ai pensando que eu não fazia as flexões de braços não. Quem já deslocou o ombro sabe que da primeira vez você vomita de dor.

Nesse mesmo período, jogando futebol de salão pela empresa onde trabalhava torci feio o pé e fui ao ortopedista e ele me engessou. Ocorre que no domingo, meu amigo passou em casa pra irmos correr nossos dez quilômetros na USP. Como eu tinha combinado com ele, e não gosto de descumprir uma palavra, falei pra ele esperar um pouco, então, peguei uma faca, serrei o gesso e fui correr os dez quilômetros. Palavra é palavra.

Numa outra época, eu não estava me sentindo muito bem, mas, meu amigo passou em casa pra irmos correr, então eu fui. No meio da corrida, comecei a ter um mal estar e comecei a peidar muito, isso mesmo pode rir, mesmo passando mal resolvi terminar os dez quilômetros. No outro dia fui ao banheiro e defequei como borra de café, então, fui ao médico. Sabe o que ele me disse? Disse que eu estava com hemorragia interna e que eu não podia sair dali sozinho. Falei que ia pra casa, e ele disse que não. Fim da história, meu amigo teve que vir buscar o meu carro, e eu fiquei internado por uma semana.

Em 1996 eu montei a primeira TSKF. Nessa época eu trabalhava das 8h00 às 17h00, saia correndo do serviço e entrava na academia pra dar aulas sozinho as 18h00, que era o primeiro horário. Como eu montei a primeira academia sozinho estando trabalhando o dia todo já é outra história pra outra ocasião. Ocorreu que um mês depois que eu abri a academia eu fui jogar futebol e pisei num buraco no gramado e tive uma semi-ruptura do Tendão de Aquiles. Sabe quanto tempo eu demorei para sarar dessa lesão? Sete anos, Sabe quantas vezes eu deixei de dar aulas por causa disso? Nenhuma. Sabe quantas vezes eu reclamei para algum aluno que estava lesionado? Nenhuma. Sabe de uma coisa, eu não tinha para quem reclamar, eu só podia fazer duas coisas, desistir ou continuar.

Em 2003 por conta do campeonato mundial de Kuoshu que iria acontecer no Brasil eu fui convidado pra organizar uma demonstração com cem alunos. Até aí maravilha. Eu adoro Kung Fu e gostei da ideia. Foi assim que começaram os treinos no Parque do Ibirapuera, e continuam até hoje com o pessoal do nosso ShowTeam. Bom, vocês devem estar pensando, mas o que tem isso a ver com o papo até agora. Ocorre que eu tinha hemorroidas, e naquele mês eu estava verdadeiramente atacado. Minha hemorroida estava do tamanho de uma jabuticaba, e provavelmente da mesma cor e doía para caramba por causa do frio do mês de julho. Os treinos no Ibirapuera eram as oito horas da manhã, então eu levantava as seis horas, esquentava água, colocava numa bacia, colocava permanganato de potássio, e fazia meia hora de banho de acento pra amenizar a dor. Num certo dia estava eu fazendo o banho de acento, e quando levantei da bacia percebi que no fundo havia uma pelota esquisita parecida com fígado, então eu enfiei a mão na bacia e peguei aquele troço que era uma coisa nojenta parecida com uma gelatina de fígado. Era sangue coagulado da minha hemorroida que havia estourado. E agora, eu tinha duas opções, largar o pessoal me esperando no Ibirapuera e simplesmente não aparecer, e depois dizer que estava doente, ou ir daquele jeito mesmo. Eu escolhi a segunda opção, o problema é que eu estava sangrando pelos fundilhos. O que eu fiz foi o seguinte: Pedi para minha esposa um absorvente, e lá fui eu dar o treino como uma mulherzinha, afinal de contas, palavra é palavra. Pergunta se alguém percebeu minha cara de sofrimento e se eu reclamei de alguma coisa. Não senhores, eu não tinha pra quem reclamar, temos que ser fortes e homens de palavra. É por essas e outras que jamais aceito desculpas de ninguém, e sempre digo “as desculpas mesmo quando verdadeiras não levam a nada”.

Da próxima vez que você for choramingar ou dar uma desculpa, pense muito bem, e decida se você quer ser um homem honrado, de fibra e de palavra, ou se vai preferir tomar o seu ovomaltine com pêra e chorar no colinho quente da mamãe.

33 comentários:

  1. Wow... Como dizem os instrutores, não é a toa que o Sr. é um MESTRE.
    Estou me obrigando a ser forte e acredite, tenho me superado. Não sei se irei passar no exame de faixa, mas vou me apresentar, vou me testar e se não acontecer agora, haverão outros exames.
    Quem ouviu um dia de um médico, que se eu não mudasse radicalmente de vida, aos 30 estaria dependente de remédios e poderia morrer a qualquer instante, não tenho porque desistir não é mesmo?
    Eu também acredito que as "molecadas" merecem boas surras... Eu, quando pequena e errada, ficava com as marquinhas das Havaianas nas pernas... sempre soube o porque apanhava e isso não me fez uma adulta revoltada, então não suporto o moralismo de muitos que dizem que "é revoltado porque apanhou". Trabalho desde meus 15 anos... e hoje assisto meu irmão aos 18, que além de não trabalhar, não quer estudar, e o que diz minha mãe a respeito? Que um dia ele aprende, que não adianta brigar... só que os dias passam e o tempo vai mostrar pra ele o quanto ele perdeu nessa vida.

    Taí, vou pedir pra ele ler o seu texto.. quem sabe não acorda pra vida e vira homem de verdade não é?

    Forte Abraço
    Carla Mariano

    ResponderExcluir
  2. Fantástico Mestre!!!

    Por isso que eu digo que o senhor é um exemplo a ser seguido.

    Todos os alunos e pais de alunos deveriam ler este post.

    Obrigado mais uma vez por compartilhar essas histórias de sucesso conosco.

    ResponderExcluir
  3. Esse artigo da Eliane Brum não é tão bonito quanto o do mestre, mas fala do mesmo assunto...
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI247981-15230,00.html
    Beijos
    @paulinhah

    ResponderExcluir
  4. Excelente post Mestre,afinal ninguém nasce pronto, vai se moldando ao longo da vida e a TSKF faz isso como ninguém!!!

    ResponderExcluir
  5. Finalmente alguém falou claramente sobre os praticantes moloides (que eu costumo classificar como LUTADORES COSPLAY:Ou seja,usam o uniforme,fazem pose mas estão apenas 'brincando').

    Parabens pela postagem!!

    Concordo plenamente com o Sr.

    ResponderExcluir
  6. Esse é meu Mestre!!
    Cadê o livro com estas histórias?
    Devia se chamar exatamente assim, ovomaltine com pera!!
    Obrigado por dividir sua sabedoria conosco, aprendemos tudo na vida através das histórias e do exemplo que arrasta.

    ResponderExcluir
  7. Cara!!!
    VC DEFINITIVAMENTE É DOIDO!!!
    IRON INSTRUCTOR!!!

    ResponderExcluir
  8. Ups!

    Pensei que tivesse sido o Antônio Carlos que havia escrito isso...
    Iiiiiihhhh, desculpa.

    Mas mesmo assim...Mestre...com todo o respeito..
    O digníssimo senhor é DOIDO DE PEDRA!

    ResponderExcluir
  9. "a peneira do kung fu tem buracos muito largos" - ou seja, qualquer um passa.
    Agora entendo, erro conceitual é a coisa mais comum na TSKF graças a você.

    ResponderExcluir
  10. É da academia desse homem que faço parte. Orgulho!

    ResponderExcluir
  11. Como já disse em post anterior e não me canso de dizer, tenho orgulho em ter meu filho como aluno dessa conceituada academia e como já comentei com o Sifu Luiz pessoalmente, nossos pensamentos são muito parecidos, hoje faltam homens que honram suas palavras, só tenho que agradecer.

    ResponderExcluir
  12. POIS É SIFU, EU LEMBRO BEM DESSA EPOCA DOS TREINOS QUE O SENHOR COMENTA. TREINEI NESTA EPOCA TAMBEM, INCLUSIVE TIVE AULAS COM SENHOR. E SINTO MUITO FALTA DOS TREINOS DAQUELA EPOCA, A RIGOROSIDADE, A DISCIPLINA. TENHO MUITO ORGULHO TER SIDO ALUNO DE PROFESSORES TÃO GARNDIOSOS COMO O SENHOR, SIFUS: DE PAULA, MARCO SERRA (DE QUEM SOU ALUNO ATÉ HOJE), TOMIZAKI, BARBOSA, GEORGE, WAGNER, AMARAL, AKIRA, CAMINHA E MUITOS OUTROS Q POR LA PASSARAM (ASKF)....
    A GENTE PENSA Q CONHECE AS PESSOAS MAS É UM GRANDE ENGANO, PARABÉNS PELO GRANDE GUERREIRO QUE O SENHOR FOI E TENHO CERTEZA QUE É...
    FORTE ABRAÇO SIHING MENDES...

    ResponderExcluir
  13. Espetacular!

    Palavra de homem é uma só!

    Obrigado por todo essa garra, sem a qual não seria possível o sonho da TSKF.

    ResponderExcluir
  14. concordo com todas as palavras em número e grau!

    ResponderExcluir
  15. Shifuh Gabriel!!!

    Sou um praticante de Karate, porém um amante do Kung Fu. Estou inscrito no STD TSKF. Creio que o seu texto, a sua experiência de vida faz com que eu sequer abra a boca para qualquer reclamação, que eu TREINE MUITO E QUE BREVE VÁ À TSKF PARA CONQUISTAR MINHA PRIMEIRA GRADUAÇÃO EM LOUVA A DEUS TSKF!!

    Um Grande Abraço e viva o verdaeiro Budo; viva o verdadeiro WUSHU!!

    Julio Prata

    julio.prata@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Aqui em Ubatuba, só há UMA única academia. Sabe como foram meus treinos lá? TERRÍVEIS!!!! X(

    O cara que se dizia "Professor" Quase não olhava na sua cara. E quando olhava era aquele olhar de você-matou-a-minha-mãe.
    Pelo Kung Fu, mesmo assim fiquei.

    Ele quase não te orientava. Você meio que aprendia por observação.
    Pelo Kung Fu, mesmo assim fiquei.

    Armas? Nem se elas voassem para sua mão sozinhas.
    Pelo Kung Fu, mesmo assim fiquei.

    Exames? Passavam qualquer um com uma folga que nem professora de primário dava. Até se um deficiente mental, de cadeira de rodas fizesse o exame, eles passavam. Prestei o exame com a mão enfaixada e com 4 pontos entre os dedos. Me passaram e o "professor" só deu o resultado 3 dias depois. E só disse o resultado e bateu a porta na minha cara. Pontuação: 6,98 sendo que 7 passava duas faixas seguidas.
    Pelo Kung Fu, mesmo assim fiquei.

    Pra melhorar a minha capacidade, fazia surf e kung fu quase no mesmo horário. Era 30 minutos de bicicleta, 1 hora de surf, mais 30 minutos de bicicleta, 2 horas de treino, e mais 30 de bicicleta. Saía de casa as 6:30 pra voltar 10:00. Tudo isso sem parar. Mas eles queriam me ver pagando do que evoluindo.
    Pelo Kung Fu, mesmo assim fiquei.

    No último dia de patrocínio, não aguentei: peguei uma das espadas e comecei a praticar o que tinha observado. Como o teto era baixo, menos de 3 metros, a espada de madeira bateu no teto e quebrou na junção do punhal com a lâmina. O "professor chegou pra mim (coisa raríssima) e ele disse com todas as letras: Você não é problema meu, eu sei que você tem dinheiro. Você tem um mp3...
    O mp3 foi presente do meu pai por ter feito o concreto da calçada da minha casa.
    Fui embora.

    Resumo da ópera: Era o espartano treinando com a Barbie.

    Antes eu achava o kung fu uma das coisas mais belas do mundo... Hoje, estou com 20 anos e não acredito mais.

    ewertoncam@limao.com.br

    ResponderExcluir
  17. parabens mestre pela garra, força e dedicaçao com a qual tem feito a tskf a melhor academia
    tenho muito orgulho do meu filho fazer parte da mesma. um grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Pensei q nao, mas já tinha lido este post faz tempo.
    Adoro ovomaltine do Bobs e adoro pera, mas chororô nem pensar.

    ResponderExcluir
  19. Respostas
    1. Puta cara chorão meu.
      Nessa idade e chorando como criança.
      Se vendessemos ovomaltine com pera na academia, certamente você ficaria, como não vendemos, melhor ir embora mesmo comprar em outra academia. De repente na Tat Wong, lá vende bastante.

      Excluir
  20. Thiago, sua opinião tem o meu respeito. Qualquer opinião deve ser respeitada, não que eu concorde com ela, evidentemente.

    Onde vc baseia seu conhecimento ao afirmar que o Mestre usa um "tom não condizente com alguém na sua posição"? Se for só a sua opinião, tudo bem. Mas se vc afirma isso como a Verdade, é bom mostrar fatos e dados que comprovem o que vc afirma.

    O fato de vc ser um faixa marrom de outra academia, mas ter voltado ao Kung Fu pela TSKF me diz muitas coisas. Sua atitude mostra preguiça e, na minha visão a preguiça é um dos indícios de indisciplina.

    Se vc realmente era um faixa marrom, o mínimo esperado era voltar a treinar com seu Mestre, que é quem te ensinou Kung Fu e que moldou sua maneira de pensar (tentou pelo menos). Mas sua preguiça parece que te impediu de buscar sua velha escola e vc foi pelo caminho mais fácil. Bom exemplo de disciplina vc nos dá.

    Vc diz que humildemente se submeteu a voltar ao começo. Mas aqui, publicamente, sente a necessidade de dizer quem vc era e o que vc fazia. Se vc de fato fosse humilde, não precisaria retomar glórias passadas e perdidas para justificar sua atitude. Dizer que vc era "graduado" e aceitou ser "iniciante" não te faz humilde. Te faz no mínimo um tolo por dar passos atrás quando deveria dar passos à frente e no máximo arrogante, por proclamar que é humilde e vir dizer nos comentários de um blog, como um Mestre deve agir e como uma academia deve ser. Talvez pq vc entenda bastante do assunto...

    Quando vc diz que divulgará nossa escola como praticante de charlatanismo me mostra outra coisa: vc não busca o certo. Charlatanismo é passível de processo perante à Justiça. Se vc se sente enganado, tem todo o direito de buscar o que é melhor para vc extra judicialmente ou judicialmente. Dizer que vc vai difundir o charlatanismo em nossa academia não te faz um defensor do Kung Fu. Te faz apenas ser mais um chorão que ficará de mimimi pelas redes sociais durante algum tempo e depois será levado como folhas ao vento para algum outro assunto.

    Desculpe-me se as palavras foram duras, mas essa é minha opinião.

    ResponderExcluir
  21. Danillo, como sempre muito perspicaz, expôs com muita sabedoria a realidade dos fatos, quase não sobrou mais nada pra eu acrescentar.

    A única coisa que posso acrescentar é que o Charlatanismo é realmente passível de processo. Claro que dizer numa rede social que uma pessoa é charlatã é também passível de processo por Danos Morais.

    Danillo, você conhece e sabe que o último que disse isso de mim numa rede social mora em Recife e foi processado. Já perdeu a causa e agora a justiça está atrás de seus bens pra me pagar.

    Danillo, você também sabe que em 2003 também fui processado pelo CREF por exercício ilegal da profissão. E olha que é um órgão do estado. O fato é que eles também perderam a causa e eu reverti o caso processando eles de volta por Danos morais. O caso é que também já ganhei a causa.

    Eu gosto da justiça por isso, quando uma pessoa fala alguma coisa da gente tem que provar senão a gente reverte e processa de volta. Agora mais uma pessoa tentará provar que sou charlatão, vamos ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
  22. Como eu disse no meu tópico, esse é exatamente o tipo de cara que merecia ter tomado vária surras de cinta quando criança, assim não teria crescido tão chorão.

    ResponderExcluir
  23. Danillo Cocenzo,

    Seu post foi matador. Nothing else to say!

    ResponderExcluir
  24. Garcia, o coitado saiu como cachorrinho gritando kaim kaim kaim. Agora tá chorando por ai em todos os sites de reclamações.

    É um garotinho chorão e mimado, exatamente do perfil Ovomaltine com pera.

    O tópico atingiu em cheio o menino que agora tá procurando um colinho quente pra chorar.

    Da pena de ver adultos agindo como garotinhos de sete aninhos que esperneia pelo chão quando a mamãe não da alguma coisa.

    ResponderExcluir
  25. Gabriel, você fica mais puto com os mimados que treinam na sua academia ou com os puxa saco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho puxa sacos na academia.

      Eu gostaria de ter um monte de puxa sacos, mas, infelizmente ainda não tenho nenhum.

      Ter puxa sacos faz parte da vida de pessoas bem sucedidas, mas, eu ainda não estou nesse nível.

      Invejosos que acham que tenho um monte de puxa sacos, esses eu tenho de monte.

      Excluir